Samuel Spade ( Humprey Bogar t) é um detetive particular que é contratado por Brigid O`Shaughnessy ( Mary Astor ) para recuperar uma relíqu...

95 - Relíquia Macabra/O Falcão Maltês (Maltese Falcon/John Huston/1941)


Samuel Spade (Humprey Bogart) é um detetive particular que é contratado por Brigid O`Shaughnessy (Mary Astor) para recuperar uma relíquia conhecida como O Falcão Maltês, mas logo no começo da investigação seu sócio é assassinado. Logo, Spade se vê envolvido numa teia de mistérios em torno de assassinatos e da estátua do Falcão, que envolvem a participação de Brigid, um mafioso e seu capanga.
Há muito tempo queria assitir essa obra do lendário Diretor John Huston, de Tesouro de Sierra Madre e Uma Aventura na África. Achei o filme bom, mas não atingiu a minhas expectativas. Achei as soluções muito fáceis e os tradicionais emaranhados de situações dos filmes noir pouco explorados, não sei se talvez por o filme ser um tanto teatral, com pouquissimas cenas externas, a maioria no escritório de Spade ou em um apartamento, e quando o mcguffin que é a razão do filme aparece, o brilho dele se desfaz rápido.
Relíquia Macabra provavelmente ficou marcado pela brilhante atuação de Humprey Bogart, um monstro, o sujeito engole todos os atores em cena. Acho que nunca vi algum ator pronuciar frases como se fosse uma metralhadora, parece nem respirar e que presença! O filme cresce muito com a sua atuação, mas no quesito filme noir, ainda acho Pacto de Sangue de Billy Wilder e A Morte num Beijo de Robert Aldrich superiores. Nota 07.

0 comentários: